Fotografia antiga em preto e branco de uma cena natalina com várias crianças e duas mulheres, ao redor de uma árvore de Natal decorada, em um ambiente com cortinas e papel de parede vintage.

Carne

Carne estará em cena de 18 a 21 de Dezembro de 2025, no Teatro Carlos Alberto, no Porto.

Para muitos, Natal é sinónimo de família. Tempo de união, harmonia e amor. Em Carne, é também sinónimo de amargura, ressentimento e frustração. Numa casa como tantas outras, uma família junta-se à mesa para a consoada. Faltam uma irmã, morta, e a mãe, presa a uma cama no quarto ao lado. As personagens partilham o jantar, mas também “dívidas, traumas e hérnias discais”. As conversas e silêncios ao longo da noite expõem, em toda a sua crueza, a impossibilidade de comunicação e os conflitos insanáveis entre os diferentes elementos da família. Escrita no âmbito da École des Maîtres (edição de 2020/2021, única dedicada exclusivamente à dramaturgia), Carne é um exercício sobre as insuficiências da linguagem. Mas se, por um lado, a linguagem não chega, por outro, também sobra: mesmo se falha constantemente, também cria constantemente.

For many of us, Christmas means family. Time for unity, harmony and love. In Carne (Flesh), it also means bitterness, resentment and frustration. In a house like many others, a family reunites for christmas eve. During the night, conversations and silences expose, in all its crudity, the impossibility of communication and the conflicts between family members. Written on Écoles des Maîtres 2020/2021 (dedicated to playwrighting), Carne dwells on the failing of language and the inevitable arising of meaning.

direcção artística e texto. artistic direction and text. Raquel S.

intérpretes. performers. António Júlio, Daniel Viana, Maria do Céu Ribeiro, Maria João Falcão, Maria Jorge, Paula Só e  Romeu Costa

cenografia e figurinos. set design and costumes. Pedro Azevedo

música. music. José Alberto Gomes

luz. light. Wilma Moutinho

vídeo e imagem. video and image. Nuno Matos

direcção de produção. production managing (primeira fase) Inês Maia | Pé de Cabra

direcção de cena. stage managing. Luísa Osório

contribuição dramatúrgica. dramaturgical contribution. Nokas Maria

um espectáculo. a.  Noitarder. show

co-produção. coproduction. Teatro Nacional São João

apoio. financial support. República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes

bilhetes

Carne foi escrito entre 2020 e 2021 no âmbito da École des Maîtres, na sua única edição dedicada à dramaturgia. Foi lido em vários países: na tradução francesa de Thomas Resendes, nos Rencontre(s) d’Été, na Chartreuse, em Villeneuve lez Avignon, com direcção de Raquel S., e no Théâtre de Liège e no Théâtre de Reims, com direcção de Aurore Fattier; na tradução italiana de Marco Marinuzzi, no Teatro India, no Short Theatre Festival, em Roma, com direcção de Raffaele Bartoli; em Portugal, no Teatro D. Maria II, com direcção de Paula Diogo.

A peça foi publicada pela Universidade de Coimbra na compilação das peças resultantes da  École des Maîtres, A palavra e o corpo ausente.

Carne foi lido nas Leituras do Mosteiro, do Teatro Nacional São João, no dia 21 de Junho de 2022.