Duas mulheres com cabelos cacheados escuros e pele clara, uma delas segurando um microfone, em ambiente escuro com luz azul e verde, tocando uma apresentação ou performance.

DRAMA & FÚRIA | BARBÁRIE

DRAMA & FÚRIA | BARBÁRIE é o sétimo espectáculo da Noitarder e estreou em Julho de 2025 no Auditório, na CRL- Central Eléctrica.


DRAMA & FÚRIA | BARBÁRIE parte da ideia de partilhar a pesquisa dramatúrgica nas suas várias vertentes, abrindo um espaço para viajar pelas referências, leituras e práticas de pesquisa que se experimentam antes de tomar as mil e uma decisões que tornam um processo num espectáculo. Partimos de Antígona, de Sófocles, – tido como o texto teatral mais representado –  para propor ao público que leia o texto e se deixe perder e enredar nas linhas de desvio que cada página contém. Criámos, por isso, uma sala de leitura: relacionamo-nos com Antígona não tanto como espectadoras, mas antes como leitoras, numa biblioteca de um só livro que confronta o texto com as suas notas de rodapé, mas também com possibilidades de leitura, referências, releituras e interpretações ao longo dos séculos. 

Assim, durante as primeiras três horas de cada apresentação, cada pessoa pode ler, em silêncio, a peça Antígona, viajando por notas de rodapé e comentários, e podendo acrescentar as suas próprias referências. Na última hora, emergem alguns momentos performáticos: pesquisas cénicas que, como as notas de rodapé, não se concretizam num espectáculo, mas são mundos possíveis que nascem do texto.
DRAMA & FÚRIA | BARBÁRIE (DRAMA & FURY | BARBARISM) looks at dramaturgical research before the many decisions that make it become a theatre show. We start from Antigone, and invite the audience to read the text and get lost in the references, ideas, notes, etc. We created a reading room: we ask the audience to relate to Antigone not as spectators, but as readers, in a library of only one book that materializes footnotes, thoughts, ideas, personal references, re-readings and versions. During three hours, the audience is invited to read Antigone silently, traveling through text and footnotes, and adding their own ideas or references. In the fourth hour, some performative moments emerge that, as part of the research, like the footnotes, do not materialize in a theatre show, but instead are part of the possible worlds that emerge from each reading.

direcção artística. artistic direction. Raquel S.

pesquisa performática. performative research. Joana Mont’ Alverne e Maria Inês Peixoto

apoio à conceção e realização plásticas. plastic concept and realization support. Joana Mont’ Alverne

criação sonora assistida por IA (sobretudo pelo programa udio), desenho de som e composição musical. IA assisted sound creation (udio), sound design and musical composition. Rui Lima e. and. Sérgio Martins

apoio à criação de luz. light creation support. Tiago Silva

direção de produção. production managing. Inês Maia | Pé de Cabra

apoio à produção. production support. Inês Pinheiro Torres

comunicação e imagem. communication and image. Nuno Matos

um projecto. a Noitarder – Associação Cultural project

com o apoio.  with the support of. República Portuguesa e Direção-Geral das Artes e. and. Criatório – Ágora, Cultura e Desporto

cooperação de. with the cooperation of. TUP - Teatro Universitário do Porto e. and. CRL - Central Eléctrica

agradecimentos. acknowledgments. Ana Carolina, Catarina Barros, Eduardo Brandão, Francisco Apolónio, Inês Nêves, Inês Pinheiro Torres, Marta Lima, Miguel Amorim, Nuno Eusébio, Orlando Gilberto-Castro, Pedro Vilela, TEP - Teatro Experimental do Porto, Tiago Aires Lêdo, a toda a equipa da CRL.

um agradecimento especial à. special thanks to. Inês Vicente. e alunes da. and students from. ESMAE que partilharam connosco o seu tempo e as suas ideias. who shared with us their time and ideas. Ana Sabença, Cristiana Castro, Daniel Pinto, Edmilson Gomes, Isabel Xavier, João Carvalho, Maria Machado, Myrelle Lima, Raquel Rosa, Reinaldo Lisboa, Rúben Meireles, Vítor H. Freitas.

DRAMA & FÚRIA | BARBÁRIE  esteve em cena de 3 a 6 de Julho de 2025, no auditório, na CRL - Central Elétrica.

O projecto parte da investigação Drama & Fúria, vencedora de uma das bolsas RECLAMAR TEMPO #2, atribuídas pelo CAMPUS Paulo Cunha e Silva em 2021.